Blog do Grupo SEG
Dia Mundial do Rim: Cuidados com a Doença Renal
Postado em 15/03/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOSNo dia 11 de março, será comemorado o Dia Mundial do Rim. Esse é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Reunindo milhões de pessoas em mais de 150 países, o objetivo é conscientizar sobre a saúde dos rins. Por isso, é importante ressaltar sobre a Prevenção da Doença Renal, afim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.
Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. Enquanto isso a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que têm histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.Cuidados com a Doença Renal
Ao falar sobre os cuidados é importante estar atento em tratar e controlar os fatores de risco. Uma vez que são os mais comuns à diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, doença cardiovascular e tabagismo. Estando estes, em controle e tratamento de acordo com as normatizações e orientações do Ministério da Saúde. Além disso, deve-se orientar que o uso de qualquer tipo de medicação deve ser realizado apenas com a prescrição médica.Prevenção
Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! Além disso, é muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los. Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.
Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.