Blog do Grupo SEG

Qual é o papel do profissional de educação física Centro Especializado em Reabilitação – CER IV.

Postado em 04/05/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Como todos já sabem, a prática regular de exercício físico é capaz de prevenir doenças e também ajudar na reabilitação de sequelas de alguma lesão ou patologias mais severas.

Nesta semana o CER IV realizou o primeiro atendimento com Educador Físico, a função deste profissional é elaborar, instruir e incentivar os pacientes à prática regular de exercícios físicos que contribuem contra o desenvolvimento de doenças. A presença do  profissional de educação física é essencial  para elaborar condutas e maneiras alternativas que possam ser introduzidas no cotidiano diário do indivíduo. Assim, permite que os benefícios da prática em si sejam alcançados mesmo em condições não favoráveis ao exercício físico regular.

 

O atendimento do profissional de educação física

O objetivo é garantir que o paciente tenha mais independência e autonomia para a realização de atividades de vida diária (AVDs), e contribuir para que o mesmo se sinta capaz de frequentar academias de ginástica ou programas de esporte e lazer do município que visam a promoção da saúde, qualidade de vida e convivência social. No que diz respeito ao tratamento de doenças, o profissional de educação física irá avaliar quais são as limitações físicas e que adaptações devem ser desenvolvidas para garantir uma prática segura, sustentada e capaz de ser realizada, seja ela ao ar livre, na academia de ginástica ou dentro de casa.  “É preciso realizar exercícios conforme a limitação de cada paciente para que os objetivos sejam alcançados com segurança.”, afirma Educadora física do CER, Amanda dos Santos.

 

Benefícios do tratamento

Além dos benefícios no aspecto físico, podemos ressaltar a importância da prática regular de atividade física no aspecto psicológico melhorando a autoestima, autoconfiança e, consequentemente, no aspecto social dando mais segurança para a prática regular que proporcione a integração e convivência em grupo em outros espaços.

 

Nas fotos a seguir teremos o paciente Douglas Mielke, realizando exercícios de fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores.