Blog do Grupo SEG

PROFISSIONAIS DAS USFs DO GRUPO SEG RECEBERÃO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO A PARTIR DE MAIO.

Postado em 06/05/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Uns dos principais desafios dos profissionais de saúde que estão na linha de frente é o impacto na sua saúde mental. Sendo pelo intenso trabalho, os riscos de contaminação durante os atendimentos ou mesmo a contaminação da família ao retornar para a casa, além de ansiedade, estresse e sofrimento psíquico que podem surgir durante o período.

Preocupado com a saúde mental dos seus colaboradores, o Grupo Solução em Gestão, criou um projeto de acolhimento psicológico que vai atender os profissionais. O objetivo do projeto é assessoramento de capacitações e acompanhamento com psicólogo.

Os atendimentos serão individuais e coletivos, sendo uma vez por semana presencialmente e na forma online mediante agendamento. Também serão feito palestras com o intuito de minimizar os impactos decorrentes do enfrentamento à covid-2019 (conforme normas do ministério da saúde), preservando sempre a qualidade de vida dos trabalhadores. As unidades beneficiadas por este projeto são Palmeira, Mundo Novo, Operário, Rondônia II e Petrópolis.

Segundo psicólogo que realizará os atendimentos, os profissionais da saúde possuem uma rotina extremamente estressante e agora é potencializada por demandas emergenciais do enfrentamento a pandemia, o acompanhamento psicológico torna-se fundamental para eles, pois pode promover o autoconhecimento, fazendo com que estes profissionais tenham um olhar também voltado para si, neste momento onde uma enorme responsabilidade é colocada sobre eles. “O acompanhamento psicológico dá suporte para que a equipe lide de forma mais assertiva com os pacientes, uma vez que promove um momento para que possam refletir e ressignificar suas dificuldades e demandas pessoais, superando barreiras que influenciam diretamente no ambiente de trabalho. Logo, quem cuida precisa ser cuidado e o equilíbrio emocional são fundamentais para um convívio saudável e com uma melhor qualidade de vida desses trabalhadores”, afirma Santana.