Blog do Grupo SEG

Luzes e brinquedos brilhantes são usados em terapia visual

Postado em 12/08/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

“O desalinhamento dos eixos visuais faz com que cada um dos olhos forneça uma imagem diferente ao cérebro. Não podendo fundir as imagens conflitantes, ele acaba escolhendo uma delas e desprezando a outra”. Faria, S. 1997

Com esta citação podemos perceber que a visão é uns dos principais sentidos responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor de uma criança ou bebê, pois gera interesse pelo mundo ao seu redor. E as imagens precisam ser claras e nítidas para que a criança possa compreender o objeto ou situação.

A ausência do estimulo visual pode comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, sendo que a visão central se desenvolve do nascimento até cerca de 8 anos, podendo  se aprimorar ou se deteriorar de acordo com a qualidade da informação visual.

A habilidade visual pode ser desenvolvida com um programa sequencial de exigências visuais, e a isto chamamos Estimulação Visual. Com isto as Terapeutas Ocupacionais do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, juntamente com o Oftalmologista Rafael Guimarães, estão desenvolvendo um trabalho de Estimulação visual com os pacientes.

O uso da sala escura com foco de luzes é uns dos recursos utilizados para a estimulação visual. Com a lanterna é possível fazer o foco de luz no brinquedo que chame a atenção visual da criança, demostrando seu interesse na exploração. Estimulando foco, atenção e seguimento visual. Portanto, a visão é uma função aprendida, e sua qualidade pode ser melhorada com treinamento durante um período de tempo adequado.

A Estimulação Visual é um trabalho de Equipe e requer paciência, compreensão e comunicação. "A estimulação visual é muito importante para que a criança consiga mantar a atenção e prestar atenção no mundo a sua volta, podendo explorar de forma satisfatória os brinquedos, estimulando os aspectos cognitivos, motores, bem como uma melhora na interação com o outro!" acrescenta Terapeuta Ocupacional RT, Vandrieli Dias.