Blog do Grupo SEG

Equipe de Fisioterapia do CER desenvolvem cartilha que ajuda paciente que sofrem amputação dos membros inferiores.

Postado em 27/10/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Há mais ou menos um mês o grupo de fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação vem estudando a logística de atendimento, tentando incluir novos métodos para ajudar os pacientes que sofreram amputação. Trata-se de uma Cartilha de orientações e cuidados, com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Nesta semana foram realizadas as primeiras entregas das cartilhas para os pacientes. Segundo as fisioterapeutas o trabalho com os pacientes deve ser contínuo e precisa ser mantida em casa.
Para a fisioterapeuta Jéssica Santini, a cartilha foi pensada para proporcionar informações e orientações sobre cuidados pós-amputação de membros inferiores. Ela engloba adaptações ao ambiente para a prevenção de quedas, cuidados com o coto para prevenção de lesões e encurtamentos musculares, orientações gerais sobre enfaixamento e informações sobre a dor fantasma. Consideramos um material de apoio importante para manter a saúde do coto, o que também é necessário para uma boa adaptação na fase de protetização. 'É uma cartilha que reforça o que já trabalhamos durante os atendimentos, além de contribuir para uma melhor adaptação visando a qualidade de vida do paciente" acrescenta a Jéssica.