Blog do Grupo SEG

Diabetes é considerada uma doença silenciosa.

Postado em 16/11/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

O aumento da glicose e a produção insuficiente de insulina, hormônio que regula esse açúcar no nosso sangue, é um movimento que na maioria das vezes, não dá sinais de que está acontecendo no organismo.

Quando o corpo começa a reclamar, o alerta se acende por conta dos diversos problemas de saúde que a doença causa e que podem durar a vida toda.

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) estima que no Brasil tenha em torno de 16,8 milhões de pessoas com a doença, mas o mais grave é que quase a metade, 46% desconhece o diagnostico.

E para reforçar a conscientização a respeito desse mal, principalmente em relação a sua prevenção e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, foi instituída no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes, que aconteceu nesse último sábado.

Em quadros mais graves, a doença tem complicações que envolvem problemas arteriais, cardíacos, renais, ao sistema nervoso e pode levar até a amputação. Por isso o autocuidado é a palavra-chave quando falamos em diabetes. E para prevenir é simples: praticar regular de atividades físicas, estilo de vida saudável, alimentação balanceada.

Queremos enfatizar a importância do diagnostico precoce e do atendimento adequado ao paciente. Uma gota de sangue, retirada durante o teste rápido é suficiente para receber diagnostico de diabetes. Então procure uma unidade de saúde mais próxima e realize uma consulta e previna-se.