Blog do Grupo SEG

APOIO ERGONÔMICO DE ESCRITA FACILITA ALFABETIZAÇÃO DE PACIENTE.

Postado em 09/12/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

A possibilidade de realizar ações como se alimentar sozinho ou conseguir segurar um lápis para escrever é algo que pode parecer muito simples se você faz isso todos os dias.
Para muitas pessoas, não é. Há quem nunca tenha conseguido fazer e há também quem fazia e, por algum motivo, não consegue executar mais esta tarefa.
Antes de ser alfabetizada, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio que sustentará a postura correta para se manter sentada e um bom desempenho da coordenação viso motora e da manutenção da atenção e da concentração, entre outros.
Desta forma, a pedagoga Carla Eilers usou uma ferramenta de aprendizagem para facilitar a alfabetização do paciente Davi, disponibilizada pela família do paciente, que sempre está junto buscando novas ferramentas para ajudar o seu tratamento. Esta ferramenta ajudará o paciente a conseguir uma melhor escrita, sendo excelente para criança aprender e ajustar o gesto de escrever. Ele pode ser feito em silicone macio não-tóxico e ambientalmente amigável. Cabe em lápis, canetas, marcadores de arte e outras ferramentas de escrita.