Blog do Grupo SEG

Fisioterapeuta constrói andador feito de PVC para crianças com deficiência

Postado em 14/12/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Equipe da fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV criou um modelo alternativo de andador para crianças com deficiência.

Feito com canos de PVC, o equipamento chega a ser até 18 vezes mais barato que um modelo convencional e ajuda crianças com dificuldades motoras. Enquanto um andador de alumínio pode ser adquirido por até R$ 3 mil, a tecnologia desenvolvida pela equipe chegou ao custo de R$ 250,00.

Na tarde da última quinta-feira, 10, o paciente Lucas Camargo com paralisia Cerebral, realizou uns dos primeiro teste do protótipo do andador. Conforme a fisioterapeuta e a idealizadora do projeto, Franciele Alves, o andador, pode ser utilizado por crianças entre 4 e 12 anos, foi feito com base nos conhecimentos aprendidos em pesquisas. “O objetivo do andador é treinar as crianças as suas marchas e que o equipamento passe a ser replicado para mais crianças que apresentem limitações motoras, e assim, tenham a oportunidade de se desenvolver”, comenta Franciele.

A ideia, agora, é que o projeto não fique apenas nos muros do CER e se expanda para o estado todo. “Queremos montar uma oficina, que será muito importante para os pais dos pacientes, eles poderão aprender como fazer e poderão ajudar a evolução dos seus filhos.”, frisa a Fisioterapeuta.