Blog do Grupo SEG
Jardinagem como forma de terapia.
Postado em 18/12/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOSA prática da jardinagem contribui muito para o bem-estar de qualquer pessoa. O trato com a terra, com as plantas, com as flores, provoca uma sensação de tranquilidade e de paz.
A jardinagem tem sido utilizada como terapia ocupacional em diversos casos, e foi pensando nisso, que a Psicóloga, Bruna da Silva e a Terapeuta Ocupacional, Paula Boroski, realizaram uma consulta diferente para o paciente Ezequiel Pinheiro.
A atividade aconteceu na parte do jardim sensorial do Centro Especializado em Reabilitação.
Segundo a Terapeuta Ocupacional Paula Boroski a terapia ocupacional utiliza atividades de jardinagem com as crianças porque a ação contribui para o bem estar das mesmas, pois o trato com a terra, plantas e flores proporciona uma sensação de tranquilidade e paz. “A T.O procura instigar as crianças à cuidar da natureza desde pequenas e terem responsabilidade de que as plantas também precisam de amor, cuidados e atenção para crescer. A jardinagem auxilia também o paciente infantil e não apenas os adultos, a socialização, coordenação motora, aprendizagem, memorização, reflexão e meditação sobre o processo e cuidados que se deve ter com as plantas, da germinação, passando e floração. Ajuda a criança a entender melhor a beleza da natureza, das flores, das cores, formatos e texturas das plantas despertando assim pensamentos positivos, prazerosos e felizes." complementa a terapeuta.