Blog do Grupo SEG

USFS PALMEIRA E MUNDO NOVO REGISTRAM MAIS DE NOVE MIL ATENDIMENTOS EM QUATRO MESES DO SAÚDE NA HORA

Postado em 05/01/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

                                                                                  

Em Setembro, o Grupo Solução em Gestão juntamente com a Prefeitura de Novo Hamburgo implantaram o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em duas Unidades de Saúde da Família (USF), que passaram a atender à população em horário especial. Na USF Palmeira o funcionamento é realizado das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 7h às 12h nos sábados, já na USF Mundo Novo o atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Após quatro meses da sua implantação, o Município já identifica, através dos números fornecidos pela Secretaria de Saúde, o alcance e benefícios para os usuários.

Durante os quatro meses de atendimentos, das duas UFS habilitadas no Saúde na Hora permanecem de portas abertas, registrou cerca de 7 mil atendimentos na unidade do Mundo Novo e mais de 9 mil atendimentos na unidade do Palmeira, somando atendimentos médico e de enfermagem.

A iniciativa está cumprindo o objetivo do programa, que é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.

Em dezembro foi realizado a última reunião de 2020, para discutir o andamento do Programa nas USFs, estavam presentes a Coordenadora do Numesc, Cler Oliveira, a Coordenadora da Atenção Básica, Juliana Zavaski, o Diretor Geral do Grupo Solução em Gestão, Edinilson Kailer, a Coordenadora Geral das USFs do Grupo SEG, Marcia Marcia M. Pospichil e as Coordenadoras das USFs, Samanta Siebel, Eliane Fernandes.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica do Município de Novo Hamburgo, Juliana Zavaski, a ideia do Programa Saúde na Hora é maravilhosa, pois este oferece ao Município de Novo Hamburgo a possibilidade de ampliar a cobertura da Estratégia Saúde Família o que é fundamental já que trabalhamos com territórios definidos e população conhecida com vínculos pela equipe de saúde. “Este Programa beneficia aos nossos usuários um horário ampliado e diferenciado nas ações e nos serviços promovidos, com a possibilidade de ampliação do horário inclusive aos Sábados como o caso da USF Palmeira esperamos também diminuir a procura em locais de pronto atendimento como o casos das nossas UPAs ou Emergência do Hospital para os casos mais leves que requeiram atendimento e ainda oferecemos a população em todos os horários em que ela procurar atendimento uma equipe completa para prestar o atendimento necessário com humanização e qualidade na assistência oferecida.” acrescenta Juliana.

 Para a Coordenadora Geral das USFs do Grupo Solução em Gestão, Marcia M. Pospichil, a população tem mais acesso aos atendimentos da atenção primaria. “...possibilitando maior flexibilidade de horários e atendimentos, favorecendo a promoção e prevenção a saúde”, complementa Coordenadora.

 “Trabalhar a promoção da saúde e prevenção de doenças sempre terá retornos positivos, pois no contexto geral melhoramos as condições de saúde, qualidade de vida e o bem estar dos nossos usuários evitando muitos agravos de diversas patologias”, afirma coordenadora da atenção básica de NH.