Blog do Grupo SEG

Quem cuida do cuidador?

Postado em 16/02/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

O cuidador (pessoa que auxilia no tratamento de pacientes), exerce um papel fundamental no progresso do tratamento dos pacientes de todos os serviços de saúde gerenciados pelo Grupo Solução em Gestão.
São eles que vibram junto com cada evolução e são eles também que se frustram quando nem tudo vai tão bem. Desta forma, compreendemos a importância do cuidador neste processo e também os entendemos como seres humanos, que também possuem suas dificuldades. É necessário que nossa saúde mental esteja em equilíbrio para que nosso corpo não adoeça.
Por vezes o cuidador acaba “mergulhando” no mundo do paciente, envolvido em um longo processo de cuidado. Não é incomum que chegue para nós, cuidadores com uma excessiva sobrecarga, muitas vezes até com a chamada síndrome do cuidador ou de Bornout. As queixas principais estão relacionadas a um cansaço físico e/ou mental; frustração; sentimento de impotência e uma despersonalização. Imbuídos por essa sobrecarga esquecem-se de si. Contamos com uma equipe atenta a estas questões para realizar o devido encaminhamento para estes casos mais urgentes.

A equipe de psicologia do CER IV oferece assistência psicológica breve a esses cuidadores/familiares, pois compreendemos que somente através do tripé da reabilitação (Rede de apoio; paciente e profissionais) é possível obter um progresso no tratamento e trabalharmos de forma mais harmônica e efetiva. Como cuidar do outro quando esquecemos de nós mesmo?
Deste modo, o serviço de psicologia tem se preocupado com a escuta destes. Oferecemos uma escuta qualificada também aos cuidadores/familiares, para acolhida da angústia, reconhecimentos de suas possibilidades e limitações, bem como também, para orientações sobre manejo com os pacientes.

“Cuidar de si não significa apenas eu, mas sim EU TAMBÉM”.

Psicóloga Andressa Moraes