Blog do Grupo SEG

TODO CUIDADO CONTA - REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA

Postado em 17/02/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Visando o processo de reabilitação e qualidade de vida, desde que chega ao CER-IV, o paciente é visto em sua totalidade. Sendo assim, através do olhar dos profissionais e trabalho multidisciplinar, muitas vezes um paciente que é encaminhado ao serviço devido a uma questão física, pode ser direcionado para outros serviços do local, como por exemplo, para o serviço de Psicologia. O atendimento psicológico nestes casos auxilia o paciente no enfrentamento da doença, buscando formas de reduzir a ansiedade, realizar mudanças em seu estilo de vida, desenvolvimento de habilidades, resolução de problemas, busca por autonomia e aceitação.

Os significados que se dá ao se ter um problema físico ou doença, muitas vezes influencia na forma como a pessoa irá enfrentá-la. Através do atendimento psicológico, o paciente tem a oportunidade de expressar seu luto, ansiedade e raiva em relação a doença e questões físicas envolvidas. O trabalho também se volta para a busca de um significado e propósito diante a doença, ajudar a tornar-se novamente ativo, dentro de suas limitações e individualidade, de modo que se adquira esperança de que pode enfrentar este difícil processo tendo uma vida com significado e qualidade.

Assim, o processo de reabilitação com o suporte emocional e psicológico favorece a resiliência e a motivação, pontos que se tornam fundamentais para um melhor sucesso do tratamento. Tudo isso implica na promoção da saúde e qualidade de vida do paciente, potencializando as habilidades preservadas, além da adaptação e reflexão diante da doença.