Blog do Grupo SEG

365 DIAS DE RECOMEÇOS!

Postado em 01/04/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Novo Hamburgo completa 1 (um) ano desde o seu primeiro atendimento.

Desde o início dos serviços em 1º de abril de 2020, até o momento, mais de 67 mil procedimentos e mais de 23 mil atendimentos executados. Que vão desde diagnóstico, com exames e testes variados até tratamento múltiplo e manutenção assistiva.

Jorge da Silva, 56, foi o primeiro paciente atendido no local e se mostra grato pela qualidade do serviço. “O lugar, eu achei excelente, pelo seguinte, pela diversidade de atendimento que o nosso município vai ter. Foi muito bem planejado! Um ambiente que faz com que a gente se sinta bem, eu pelo menos estou me sentindo e sei que vou sair daqui melhor do que entrei. Isto era o que Novo Hamburgo precisava, a equipe envolvida está de parabéns, realmente se superaram com o trabalho”, completou Jorge.

Os serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação vêm gerando resultados, que é o caso do Vanderlei José de Souza, de 72 anos, mais conhecido como palhaço Saparin, um artista de rua de Novo Hamburgo. Seu sustento vem do seu trabalho, divertindo pessoas em semáforos e pelas ruas da cidade de Novo Hamburgo. Por conta da diabetes teve uma das suas pernas amputadas e assim dificultando sua locomoção e trabalho. Diante desta situação o Grupo Solução em Gestão, representado pelo CER IV e juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), doaram uma cadeira de rodas, para que o Saparin tenha condições de voltar a ser independente e também voltar a divertir a todos.

Área de atuação

O CER IV foi projetado para atender pessoas com as deficiências visual, intelectual, física e auditiva. Contendo uma equipe com mais de 50 profissionais - Médicos Especialistas, Equipe de Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais entre outros profissionais, que realizam os atendimentos aos pacientes, com consultas, exames e terapias. O acesso aos serviços oferecidos pelo Centro é necessário ter o encaminhamento da rede municipal de saúde.

O diretor do CER IV, Renato Werle, destaca a qualificação dos profissionais que atuam na equipe. “Temos profissionais com o mais alto gabarito acadêmico, alguns com mestrado, doutorado e outros com pós-graduação. O atendimento é humanizado e multidisciplinar, assim, todos os atendimentos são integrados”, ressalta Werle.

A dona de casa Odete Terezinha Ferreira, 57 anos, já percebe a mudança na rotina da filha, Daiana Ferreira, 38, com paralisia cerebral, na motivação e disposição para desempenhar tarefas simples. “A Daia adora quando eu falo, ‘vamos ao CER’, ela fica toda sorridente, ela adora as consultas com a fisioterapeuta e com a Terapeuta Ocupacional. Agradeço muito a todos os profissionais que me atenderam e estiveram comigo até esse momento”, comenta Odete.

Francesca Braga, fisioterapeuta que atendeu a Daiana, explica que o caso da paciente é crônico e o que o CER IV proporciona é amenizar um pouco das dores e também uma qualidade de vida melhor. “Por isso, realizamos um manual de tarefas para a mãe realizar, pois a evolução dos pacientes é contínua e precisa ser mantida em casa”, diz a fisioterapeuta.

Solidariedade

Durante os 12 meses de funcionamento, o CER IV colecionou histórias e boas ações, foram realizadas diversas atividades em prol aos pacientes, como o varal solidário (doação de roupas e calçados para pacientes durante o inverno), distribuição de doces e brinquedos no Dia das Crianças, Grupo de mulheres – Sempre Belas (encontro com diversas atividades em prol do empoderamento feminino), doação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, doações de cadeiras de rodas, cadeira de banho, muletas, bengalas, óculos entre outros.

Bons Exemplos

Também tem bons exemplos divulgados em toda a região, o projeto da equipe de fisioterapia, criou um andador de PVC que virou manchete de jornal. Este equipamento chega a ser até 18 vezes mais barato que um modelo convencional e ajuda crianças com dificuldades motoras. Enquanto um andador de alumínio pode ser adquirido por até R$ 3 mil, a tecnologia desenvolvida pela equipe chegou ao custo de R$ 250,00.

O paciente Lucas Camargo com paralisia Cerebral, realizou uns dos primeiro teste do protótipo do andador. Conforme a fisioterapeuta e a idealizadora do projeto, Franciele Alves, o andador, pode ser utilizado por crianças entre 4 e 12 anos, foi feito com base nos conhecimentos aprendidos em pesquisas. “O objetivo do andador é treinar as crianças as suas marchas e que o equipamento passe a ser replicado para mais crianças que apresentem limitações motoras, e assim, tenham a oportunidade de se desenvolver”, comenta Franciele.

 

Novos Planos

Além de conter uma estrutura ampla e com vários ambientes para a reabilitação de pacientes, como o ginásio de fisioterapia, o caminho dos sentidos e o jardim sensorial, o CER IV terá também um Playground adaptado, uma horta suspensa e uma oficina ortopédica, onde serão confeccionados sapatos adaptados conforme as necessidades dos pacientes.

Artigos estão sendo desenvolvidos e publicados em revistas técnica, o artigo mais novo publicado foi o A LEGO®TERAPIA COMO METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM UM CONTEXTO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, da Psicóloga RT do Grupo SEG, Priscila Silva.

Segundo a Psicóloga, a interação e participação das crianças nos jogos pode ser uma fonte de reforço em si mesma visto que através da brincadeira a criança se relaciona com o ambiente externo, agindo sobre o meio. E isto ajudou e ajuda muito no desenvolvimento dos pacientes no CER IV. “Em uma situação de jogo, a criança se expõe a estímulos variados e aprende a se comportar de forma diferenciada frente às estimulações, conforme as regras e as contingências envolvidas” acrescenta Psicologa.

 

12 meses de muito trabalho

Quarenta municípios podem ser beneficiados com os atendimentos, a idealização do espaço é atender várias cidades além de Novo Hamburgo, entre elas estão Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Sapiranga, Parobé e Taquara. Para o diretor do Centro, Dr. Renato Werle, os doze meses passados foi de muito trabalho e de conquista. “Passados 12 meses de muito trabalho, o CER IV de Novo Hamburgo está habilitado a nível Federal e se justifica como Instituição de Saúde única na sua proposta, se fortalecendo a cada dia”, complementa Werle.

A psicóloga Morgana Seibert comenta que, trabalhar no CER IV é estar em constante aperfeiçoamento como pessoa e profissional. “Sinto-me muito grata por fazer parte do CER. Este que é um espaço que vê cada paciente como um ser único, onde acolhemos e buscamos com muita dedicação e responsabilidade proporcionar e auxiliar ao paciente uma melhor qualidade de vida! Todos os dias, a cada paciente atendido, a cada melhora alcançada, me fazem uma pessoa e profissional mais realizada por pertencer a este lugar tão especial e de poder fazer a diferença na vida de cada pessoa que passa por mim!”, expressa a psicóloga.

A presidente do Grupo Solução em Gestão, Katucha Kailer, parabeniza a todos os profissionais que estão na linha de frente deste serviço. “Foi um ano que apesar das previsões, de todas as adversidades, que foram muitas, distribuímos recomeços para mais de 23mil pessoas. Num ano em que a esperança se apequenou o CER IV foi um grito de coragem à vida! Parabéns a toda equipe multidisciplinar que todos os dias semeiam novos sonhos e alegrias em todas as famílias atendidas durante todo esse ano!”, completa Kailer. O diretor do CER, também agradece a equipe multidisciplinar “Como Diretor Técnico do CER IV, deixo meu agradecimento público à Equipe Multidisciplinar que trabalha pela Instituição, ao Grupo SEG que confiou a mim a implantação desse projeto, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo que é uma grande parceira no trabalho, mas, principalmente, a comunidade Hamburguense que abraçou o CER IV e faz com que a Instituição tenha a importância devida.”, diz Werle.

 

UM ANO DE RECOMEÇOS, UM ANO DE VIDA!

“CER IV – UM LUGAR DE RECOMEÇO!”