Blog do Grupo SEG

Parceria vai levar óculos de graça para pacientes do CER IV

Postado em 09/04/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma parceria entre o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV e o Lions Clube Novo Hamburgo vai auxiliar os pacientes com doação de óculos. Os primeiros óculos já estão sendo doados. O projeto foi viabilizado pelo Diretor Técnico, Dr. Renato Werle, setor de Assistência Social do CER e pela coordenadora do Projeto Visão do Lions, Silvana Rihl. Os atendimentos serão realizados pelo CER IV e os óculos serão doados inteiramente de graça pelos Lions.
A iniciativa tem como objetivo em atender as necessidades e demandas trazidas pelos pacientes que não tem condições financeiras em adquirir óculos de grau. A coordenadora do Lions Clube Silvana Rihl destaca que a parceria solucionará com mais agilidade os problemas dos pacientes. “O lema do Lions Clube é SERVIR e um dos principais serviços que realizamos está voltado à visão, beneficiando à população mais carente da comunidade e para nós nada é mais gratificante quando ouvimos os depoimentos das pessoas atendidas!” declara Coordenadora do projeto, Silvana.
Miguel Fernando Maciel é uns dos primeiros contemplados com a doação, ele estava há muito tempo sem poder comprar um óculos, por motivos financeiro e essa doção foi essencial para sua vida. “Me ajudou muito no meu dia a dia, eu estava sem ter o óculos por questões financeiras e agora estou sem palavras, foi um presente de natal para mim. Estou muito feliz e sou muito grato a Lions e ao CER IV”, declara paciente.
O setor de Assistência Social ressalta que este projeto será muito gratificante para eles, assim como os usuários do CER. “É muito gratificante para nós enquanto A.S poder auxiliar e oportunizar informações aos pacientes e realizar parcerias como esta com a Fundação Lions Cuble, a fim de suprir essa demanda que muitas vezes é tão simples, mas para o paciente em situação de vulnerabilidade se torna difícil adquirir um óculos com recurso próprio.”, afirma assistentes sociais, Andreia Zanini e Camila Worpat.
“O CER IV e o Lions Clube, tem essa característica em comum: ser um braço de apoio aos que mais necessitam. É um orgulho estabelecer uma parceria com uma Instituição reconhecidamente séria como é o Lions Clube”, confirma Diretor do CER IV, Dr. Renato Werle.
No primeiro momento, serão beneficiadas três pacientes por mês. Os encaminhamentos dos pacientes para receber os óculos, são realizados diretamente pelo Oftalmo do CER e após, o paciente passa para a assistência social, onde são confirmados os documentos e assim é encaminhado até a ótica parceira com o Lions Cuble, para que seja feito os óculos. Os primeiros beneficiados são Maria Valéria Sant’anna, Miguel Fernando Maciel e Paulo Sergio da Silva.
Segundo a assistente social, Andréia Zanini, que realizou o encaminhamento da Maria Sant’anna, a paciente teve uma mudança na sua vida diária, a qual pode ser sentido a partir dos testes com o oftalmologista, percebendo o quanto poderia enxergar melhor com uma lente adequada. “Nossa, como mudou minha visão” afirma Maria.
 
Esperando há 10 anos por uma consulta com oftalmologista e conseguir um óculos, o paciente Paulo Sergio da Silva relata que o CER IV mudou a sua vida, que deu liberdade, por não depender mais das pessoas. “quando eu cheguei ao CER, não imaginava que iria ser tão bem atendido e que ainda ia ganhar um óculos. Hoje me sinto gente, não preciso ficar perguntando na parada, qual ônibus que é, hoje não incomodo ninguém!” ressalta Paulo.