Blog do Grupo SEG

ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEEVALE REALIZARAM ESTÁGIOS NAS USFS

Postado em 14/05/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Estudantes de medicina da Universidade Feevale realizaram estágios nas Unidades de Saúde da Família (USF), gerenciadas pelo Grupo Solução em Gestão. De acordo com a coordenação das USFs, será uma parceria entre a instituição e a Feevale, que resultou na criação de um programa de estágios, direcionado aos alunos do 5º semestre em diante. Eles atuaram na medicina da família, tendo acompanhamento dos professores responsáveis e também dos médicos que atuam nas unidades.

Segundo a direção do Grupo, os estudantes atenderam na USF Mundo Novo nos dias, segunda, quarta e quinta-feira das 17h às 19h e na USF Rondônia II em quarta-feira pelo turno da manhã, terça e quinta-feira no período da tarde.
O objetivo desta parceria é beneficiar a população com a inserção dos estudantes em Equipes de Saúde da Família (ESF), deve-se considerar que a consolidação da Atenção Primaria a Saúde (APS) é um processo importante. Em algumas das unidades do Grupo SEG, já possui um quadro de estudantes de outros cursos, como enfermagem, fisioterapia e quiropraxia da Universidade Feevale. “E está interação mostra-se como um catalisador da transformação para os profissionais nos serviços de saúde”, ressalta Marcia Pospichil.
O coordenador da unidade Mundo Novo, destaca a situação da comunidade, a qual está carente de médicos e que o posto possui uma procura alta de moradores. “Estou feliz em receber vocês na unidade, aqui é uma região, onde a comunidade procura muito a unidade, o que é bom para vocês saírem daqui com uma boa bagagem de conhecimento”, afirma coordenador, Rodrigo Kerber.
“Calcula-se que a inserção de estudantes do curso medicina nas Equipes de Saúde da Família (ESF) possa melhorar a assistência à saúde das pessoas do território onde estão inseridas, principalmente com a atuação conjunta e integrada de profissionais de saúde das unidades com os estudantes na equipe, que possibilita um maior benefício para a população”, destaca coordenadora geral das USFs.