Blog do Grupo SEG

Agosto Dourado

Postado em 02/08/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Com o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, serão realizadas, de 1º a 7 de agosto, as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, alusivas ao Agosto Dourado 2021, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.
A campanha reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Por este motivo, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. Segundo OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação até o sexto mês de vida. Água, chás e principalmente outros leites devem ser evitados, pois há evidências de que o seu uso está associado com desmame precoce e aumento da morbimortalidade infantil, diz o Ministério da Saúde.