Blog do Grupo SEG

Gameterapia auxilia tratamento de pacientes no CER IV

Postado em 25/08/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Além de incentivar a atividade cerebral, a gameterapia ajuda nos desenvolvimentos dos pacientes em tratamentos com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas entre outros. O uso da tecnologia na medicina já é uma realidade, a prática surgiu no Canadá, em 2006, para tratar os problemas emocionais e físicos.

 

Com base nos estudos sobre a gameterapia, a equipe de Terapia Ocupacional do CER IV, introduziu esta nova terapia em suas atividades de reabilitação. Na manhã desta terça-feira, 24, as T.Os realizaram a primeira consulta utilizando o vídeogame, o novo projeto consiste em aliar os jogos a terapia convencional.

 

Segundo a terapeuta Ocupacional, Layana Alvez, é um tipo de terapia, complementar à terapia convencional, que utiliza games para melhorar e desenvolver habilidades de pacientes, a qual pode avaliar as demandas físicas, cognitivas, sociais e comportamentais.

Com a gameterapia os pacientes se sentem muitos mais interessados e engajados em realizar o tratamento, já que é feito de maneira divertida. O principal motivo de por em prática este projeto é saber que esta atividade tira o foco da dor, limitações e das dificuldades do paciente, concentrando nas suas capacidades, facilitando o desenvolvimento e alcance dos objetivos terapêuticos de cada pessoa.

A terapia com games pode ser usada para pacientes das mais variadas idades, desde crianças até idosos. “Com isto, a equipe multidisciplinar poderá ter bons resultados e assim poder avaliar e ter respostas sobre nossos pacientes durante o tratamento”, explica Layana terapeuta ocupacional responsável pelo projeto.