Blog do Grupo SEG

A Luta continua...

Postado em 01/09/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

A campanha foi criada em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 15 anos. Um dos objetivos do Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

 

O Agosto Lilás visa trazer conscientização e incentivo à denúncia em casos mulheres vítimas de Violência. É imprescindível despertar na sociedade o quão importante coibir todas as formas de violência contra a mulher.

 

No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.

 

Uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja ela verbal, sexual ou física. Ao todo, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021, ou 24,4% do total.

 

Os dados são de pesquisa do Instituto Datafolha

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Visando a importância da conscientização sobre a Violência contra a mulher, a equipe de Servico Social do CER IV criou uma cartilha que aborta o assunto  divulgando sobre esse direito às mulheres, ressaltando os serviços de atendimento deste público e os meios de denúncia.