Blog do Grupo SEG

Secretário de Saúde acompanha o processo de produção do primeiro protótipo de calçado adaptado

Postado em 10/09/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Secretário de Saúde Naasom Luciano, compareceu ao CER IV para uma reunião e aproveitou para acompanhar de perto o desenvolvimento do primeiro protótipo de calçado adaptado que está sendo feito.

Para muita gente é só mais um calçado, mas para quem o recebe é a possibilidade de caminhar novamente. As pessoas que sofrem com as sequelas de algumas doenças, precisam utilizar palmilhas ou calçados especiais. O alto valor muitas vezes dificulta o tratamento dos pacientes, principalmente quando se trata de pessoas com baixo poder aquisitivo.

Com o objetivo de garantir um calçado gratuito e customizado aos portadores de deficiências, o Centro Especializado em Reabilitação, unidade gerenciada pelo Grupo Solução em Gestão (SEG), criou a oficina de produção de palmilhas e sapatos ortopédicos. O atelier de confecção funciona em um container dentro do CER IV e conta com uma estrutura diferenciada.  Além do corpo médico que faz a identificação da necessidade e as especificidades dos pacientes, há um sapateiro ortopédico que trabalha essencialmente na construção dos calçados especiais.

O sapateiro Paulo Mendonça, é o responsável por confeccionar sapatos, palmilhas e entre outros acessórios para pacientes. Sozinho, ele tira as medidas, molda, faz todo o serviço visando sempre o melhor para os pacientes. “É uma sensação única ver as pessoas saindo daqui satisfeitas. Fico feliz em ver que aquilo que faço aqui na oficina proporciona mais qualidade de vida para os outros”, destacou.