Blog do Grupo SEG

Paciente ganha calçado adaptado no CER IV

Postado em 27/09/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

O Secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Naasom Luciano, por meio do Grupo Solução em Gestão (Grupo SEG), beneficiou na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, a paciente Sofia da Silva de dois anos, com o primeiro calçado (OPM) adaptado e personalizado à alteração de sensibilidade nos pés da paciente, produzido no Centro Especializado em Reabilitação- CER IV.
O atelier de confecção funciona em um container dentro do CER IV e conta com uma estrutura diferenciada. Além do corpo médico que faz a identificação da necessidade e as especificidades dos pacientes, há um sapateiro ortopédico, Paulo Mendonça, que trabalha essencialmente na construção dos calçados especiais.
“A gente está muito feliz neste momento de poder entregar esse OPM, a cidade carecia de um serviço que pudesse ofertar os quatro pilares da reabilitação dos pacientes e poder vivenciar isto e saber como o serviço está sendo desenvolvido, nos deixa muito satisfeitos e a gente quer continuar fazendo a diferença na vida das pessoas.” ressaltou Secretário Naasom Luciano.
De acordo com a diretora do CER IV, Priscila da Silva, o objetivo de criar uma oficina de produção de palmilhas e sapatos ortopédicos, foi de garantir um calçado gratuito e customizado aos nossos pacientes que necessitam para seu desenvolvimento.
Para Pâmela da Silva Konrath, mãe da paciente, o calçado será um divisor de águas na vida. “A Sofia nasceu com hidrocefalia e mielomenigocele, já passou por cinco cirurgias e ao longo que foi crescendo, foi dando probleminha nas perninhas dela, torcia muito os pezinhos, quando caminhava. Ela chegou a usar botinha ortopédica, depois tomou medicamentos e agora aqui no CER, conseguiram fazer um tênis adaptado para ajudar a caminhar, e isto vai mudar completamente a vida da Sofia, porque antes, ela ficava muito braba e agora só quer desfilar e rindo a toa. Agradeço a todos os fisioterapeutas, o fisiatra, o Secretário e todos que se envolveram para fazer o sapatinho, muito obrigada”, conta Pâmela.