Blog do Grupo SEG

Projeto com animais poderá beneficiar pacientes do CER IV

Postado em 18/10/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Na última sexta-feira, 15 ocorreu à primeira experiência com Atividade Assistida por Animais no Centro Especializado em Reabilitação, a atividade faz parte de um projeto piloto visando à implantação de Intervenções Assistidas por Animais no serviço.

A iniciativa foi lançada pela Psicóloga Caroline dos Passos, as crianças liberadas passaram por momentos de descontração em que Johnny, um cachorro da raça border collie com ovelheiro de 7 (sete) anos, que esteve no CER IV.

As intervenções assistidas por animais (IAAS) possuem objetivos definidos que incluem a presença e participação ativa de animais nas áreas de saúde e educação, com a finalidade de proporcionar benefícios terapêuticos, melhorando saúde e bem estar.

Trata-se de uma técnica cientificamente comprovada, a interação pessoa-animal traz benefícios emocionais e cognitivos, sendo capaz de reduzir ansiedade, pressão arterial, estresse e melhorar interação social, ela deve ser colocada em prática por profissionais capacitados, bem como com animais treinados para tal. E tanto a saúde e bem-estar do usuário quanto à do animalzinho devem ser levadas em conta.

Segunda a psicóloga as visitas (atividades assistidas) por enquanto no CER ocorrerão esporadicamente.