Blog do Grupo SEG

Palmilhas adaptadas ajuda paciente do CER IV

Postado em 17/11/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Centro Especializado em Reabilitação entrega órtese gratuita a paciente. Item auxiliará na perda de sensibilidade e evitará o surgimento ou agravamento de lesões.

 

Na manhã desta terça-feira, 16 de Novembro, o paciente Rudinei Diaz Rodrigues, recebeu um par de palmilhas adaptadas. Após passar por tratamentos com a equipe multidisciplinar, o material foi fornecido ao paciente, com o revestimento especial, evitará o surgimento e o agravamento de lesões em seu pé esquerdo, o qual já teve amputação do seu dedo devido a complicações de diabetes.

Para o Fisiatra do CER IV, Rodrigo Freitas, a função da palmilha é dar qualidade de vida, proporcionando conforto e segurança aos pacientes que sofreram amputações ou que tenham deformidades em razão de patologias ocorridas durante suas vidas.

 

“A palmilha para o Rudinei é importante, pois posicionará os dedos em posição anatômica, evitando deformidades e auxiliando na marcha com possibilidade de maior impulsão em seu pé esquerdo e diminuir a chance de feridas na sola do pé, que poderiam ocasionar em novas amputações”, afirma Fisiatra.

 

O responsável pela confecção das palmilhas é o Sapateiro Ortopédico, Paulo Mendonça. Ele já trabalhou em diversas empresas de calçados do Rio Grande do Sul entre elas a Grendene. “A importância da órtese é facilitar a locomoção do paciente no seu dia a dia. Vai melhorar o caminhar, dar conforto e evitar alguma sequela futura. A palmilha é feita de EVA, desta forma, gerando mais conforto e absorção de impacto do seu pé”, explicou Mendonça.