Blog do Grupo SEG

Projeto ‘Olhos no Futuro” ajuda adolescentes a lidarem com transtornos como a depressão

Postado em 24/11/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Com o avanço das tecnologias e do seu uso acentuado pela juventude, o individualismo vem se consolidando como uma das particularidades da pós-modernidade. A qualidade de vida e bem-estar dos adolescentes envolve uma série de características, já que é uma fase da vida de muitas mudanças no desenvolvimento pessoal. Desta forma, a individualidade tem prejudicado muitas pessoas, inclusive a saúde emocional e física dos jovens, promovendo transtornos mentais, como a depressão.

E foi para combater estes prejuízos psicológicos causado pelo individualismo, que a Enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Palmeira, Djanira Carpes, desenvolveu um projeto de um “Grupo de Apoio aos adolescentes”, denominado Olho no Futuro, com o suporte do Psicólogo Carlos Eduardo Santana. O objetivo do projeto é promover o autoconhecimento, desenvolver o treinamento de habilidades sociais e psicoeducação.

“...após a perda do meu filho, estou recebendo vários pacientes com queixa de saúde mental e muitos deles são adolescente, nós já trabalhamos com a saúde mental dos adultos e com isto veio a ideia de criar um grupo para poder estar ajudando esses jovens, dando apoio e ouvindo eles sobre seus problemas diários e aflições.”, explica enfermeira Djanira.

“O projeto traz a importância de que, estes adolescentes sejam resgatados pela unidade com o acolhimento. A humanização por parte da equipe e com esse projeto poderá ser construído outras bases de atividade futuras, fazendo com que este adolescente venha a interagir dentro do convívio social.”, comenta a Coordenadora da USF Palmeira, Eliane Fernandes.

Com encontros semanais, das 9h às 10h, com dois grupos de oito adolescentes de 12 a 17 anos, os quais passarão a ser quinzenais, tendo assim a oportunidade de estreitarem laços entre eles e com a equipe da Unidade.

Os encontros possuem diversos temas a serem tratados com dinâmicas e perguntas. As perguntas tem como finalidade, buscar um compartilhamento de experiências de todos os presentes. “O projeto será importante para o desenvolvimento saudável destes adolescentes, pois o grupo pode promover qualidade de vida, através de uma escuta atenta que busque respostas para os conflitos inerentes e potencialize os adolescentes para que tomem decisões mais assertivas, evitando transtornos como ansiedade, depressão entre outros.”, afirma Santana.

Para participar do projeto, os jovens devem residir no território da USF Palmeira e também utilizar os serviços de enfermagem entre outros da unidade. Interessados poderão entrar em contato diretamente na recepção da USF Palmeira, que fica na Rua Nazaré, 215 - Santo Afonso, Novo Hamburgo.