Blog do Grupo SEG

Paciente recebe prótese planejada por fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

Postado em 19/01/2022 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

O paciente Otélvio José Dias, 73 anos, apresenta amputação do membro inferior direito e neste mês de janeiro ele recebeu um andador e uma prótese planejada e confeccionada pela equipe do Centro de Reabilitação de Novo Hamburgo.
Otélvio Dias tem diabetes e por sequela, ele teve amputação do hálux do pé e e transtibial da perna, e precisou utilizar auxilio na sua locomoção. O maior desejo do paciente é de poder ficar em pé (ortostase), caminhar e ter a possibilidade de retornar a realizar as atividades diárias.
Pensando nas suas necessidades a Terapeuta Ocupacional Luana Pereira Ramos e a Fisioterapeuta Franciele Alves elaboraram um protótipo de uma órtese, após o desenvolvimento do projeto passaram para o Sapateiro Ortopedico Paulo Mendonça executar a produção da órteses. “Pensamos em utilizar materiais de baixo custo e acessível”, comenta a terapeuta Luana.
E no inicio do mês de janeiro de 2022, no ginásio do CER IV, foi entregue ao paciente a o mais novo projeto adaptado de prótese e também um andador. No ato, Otélvio fez a prova, alguns ajustes e deu seus primeiros passos com muito treino. “Muito obrigada, está muito confortável, vou conseguir fazer muitas coisas que não conseguia antes”, complementou o paciente.
Segundo a Fisioterapeuta Franciele a autoestima de um paciente depois de receber uma órtese, prótese e afins é muito gratificante. “Nós, TOs e Fisios acreditamos no potencial do paciente e que em poucos meses já conseguimos enxergar um paciente mais motivado, feliz e acreditando no amanhã”, frisa.