Blog do Grupo SEG

Paciente pós COVID tem evolução após a reabilitação no CER IV

Postado em 24/01/2022 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Na Reabilitação Física do CER IV, os pacientes pós COVID recebem atenção especial tanto com a equipe de Fisioterapeutas quanto com os profissionais da Educação Física. A Equipe Multidisciplinar do CER IV analisa os laudos médicos e a condição do paciente para diagnosticar o problema e assim prescrever as sessões. A partir disso já é possível perceber que a prática de exercícios físicos, orientada pelo profissional qualificado evita problemas de saúde e ao mesmo tempo estimula as pessoas a superarem seu desempenho físico.

A paciente Ana Ribeiro, 41 anos, teve COVID-19 em março do ano passado (2021) e ficou internada 40 dias, sendo que 18 esteve entubada. Com sequelas, Ana passou a realizar tratamentos para se recuperar da doença. Em junho de 2021 foi encaminhada ao CER IV com sessões de fisioterapias e com o fisiatra e após foi acompanhada pela Educadora Física.

“Antes de ter COVID tudo era muito corrido e não administrava o tempo para praticar exercícios. Quando comecei no CER com atividades físicas, entendi o quanto era importante cada músculo”, afirma paciente. Hoje em dia Ana realiza atividade física 05 vezes na semana, na academia e no CER IV, tendo um acompanhamento de profissionais.

Em relação à quantidade de atendimentos, vai depender de cada caso e de cada profissional responsável pelo atendimento, de acordo com a Profissional de Ed. Física, Amanda Lima. Mas ela destaca que a atividade física deve ser diária, já que traz tantos benefícios à nossa qualidade de vida.

“É um processo de continuidade, através da reabilitação pneumofuncional evolui a melhora do condicionamento físico de forma preventiva e sobre o tratamento de lesões músculo-esquelético. E também lida com o condicionamento físico e exercícios aeróbicos após a alta da fisioterapia”, explicou Amanda.

Amanda destaca a importância de realizar exercícios físicos regulares, sempre sob orientação de um profissional capacitado para ajudar na recuperação pós Covid. “Além de ter um acompanhamento profissional é importante que o mesmo respeite o limite do paciente, com objetivo de melhorar gradativamente seu condicionamento físico, a fim de contribuir em suas atividades diárias e consequentemente ter mais qualidade de vida” disse.

“sinto mais disposta, com bom humor, autoestima elevada, qualidade de vida melhorada, estou conseguindo perder peso e ganhar saúde também com uma dieta saudável! Um conjunto de coisas boas q fazem toda a diferença na vida da gente!”, comenta Ana.