Blog do Grupo SEG

CER IV devolve autonomia para pacientes com entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas.

Postado em 07/04/2022 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

À tarde da última quinta-feira (30) foi mais um dia especial e de muita emoção no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Mesmo que as entregas das órteses, próteses e meios de locomoção (OPM’s) tenham se tornado uma rotina no local, as ações sempre trazem muita alegria para quem realiza a dispensação e para aqueles que recebem o equipamento.

 

A cerimônia de entrega de OPM’s iniciou às 15 horas com apresentações de pacientes juntamente aos profissionais do CER IV e teve a presença de várias autoridades de Novo Hamburgo e do Estado, como Secretário de Saúde de Novo Hambugo, Naasom Luciano, Secretário de Desenvolvimento Social, Éliton Ávila, representando o Deputado Estadual Lucas Redecker, Sr. Alex Ferreira, representando o Conselho Municipal de Saúde, Diones Martins, Presidente da Acadef, Rosângela de Oliveira entre outras personalidades.

 

De acordo com a Diretora do serviço, Priscila da Silva, o CER IV é o maior do Sul do Brasil. “Estamos diante do CER IV, o maior do sul do Brasil, projetado para atender pessoas com deficiência visual, intelectual, física e auditiva, contendo uma equipe de 53 profissionais, que realizam os atendimentos aos pacientes, como consulta, exames e processos terapêuticos”, acrescenta diretora do CERIV.

 

A distribuição das OPM’s foi dividida em quatro (4) partes, começando pela as entregas dos aparelhos auditivos, seguido pelas entregas das próteses de membros inferiores, na terceira parte foi à vez das cadeiras de rodas motorizadas, manuais e de banho e por fim e não menos importante, foi entregue os calçados ortopédicos. Totalizando 67 entregas no momento da cerimônia, até o fim da semana e inicio do mês de abril serão distribuídos o restantes das OPM’s, para quem não compareceu ao evento.

 

Referência para 42 cidades do Estado

 

O Centro Especializado em Reabilitação foi inaugurado em 29 de março de 2020, completando assim, dois anos de trabalho. Realizando mais de 150 mil atendimentos desde sua abertura, o local é mantido com recurso municipal e estadual, sendo gerenciado pelo Grupo Solução em Gestão. O CER IV é referencia para atendimentos em 42 cidades do Estado, o maior CER Porte IV do Sul do País.

 

MUDANDO VIDAS – UM LUGAR DE RECOMEÇOS

 

São inúmeras as histórias de recomeço que o CER IV tem para contar, pessoas que chegam com a autoestima bem baixa e após o tratamento, tem um motivo a mais para viver e começar de novo, como é o caso do aposentado Celíbio Krummenauer, 79 anos. Assumidamente “chorão”, ele se emocionou somente ao projetar uma vida em que voltará a andar sem muletas. Ontem, ele já estava usando sua nova prótese, mas ainda se deslocava com a ajuda da esposa Alida em uma cadeira de rodas. “Ainda preciso treinar como usar a perna nova com as meninas da fisioterapia do CER”, revelou o idoso, que também recebeu um aparelho auditivo.