Blog do Grupo SEG

Quem ama a Vida ajuda o outro

Postado em 13/09/2023 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

É começando com esta citação que iremos mostrar este post✨.

Hoje tivemos o Grupo de Parkinson, que as estagiárias de Psicologia, desenvolveram para dar apoio e suporte aos pacientes e familiares que tem doença de Parkinson.

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

Como muitos não sabem, dia 4 de abril é comemorado o Dia Nacional do Parkinsoniano e dia 11 é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.

Pensando nisto, as estagiárias realizaram hoje uma comemoração, um momento de descontração entre os participantes. Eles puderam relatar episódios da vida deles, sentimentos em relação a doença e também aprender mais.

Maria, uma das participantes, se emocionou com o momento e recebeu todo o carinho das meninas, já a Dona Clara, falou algo que impactou muito: “Nós que temos Parkinson, não somos nada sozinho, mas com ajuda de alguém a gente consegue fazer muitas coisas, e na vida é assim mesmo, ninguém consegue viver sozinho”, afirma Clara.

O Grupo acontece todas as quintas-feiras, das 15h às 16h e sempre com didáticas diferentes.